Se Liga na Rua! – SEMANA #21

Autoras: Urânia Flores e Daniela Linkevicius

Olá pessoal!

Iniciamos mais uma edição do Se Liga na Rua, em que reservamos uns minutinhos do nosso dia para nos informar sobre a População em Situação de Rua, no Brasil e no mundo! Hoje, nossa seleção conta com discussões sobre as consequências que as ações de revitalização das cidades têm para a poprua, políticas públicas, e soluções criativas quem podem ajudar alguns dos problemas que mais afetam quem mora na rua.

Em Guaianases, zona leste de São Paulo, a subprefeitura colocou pedras e grades nas calçadas sob o viaduto Deputado Antônio Sylvio Bueno para dificultar a presença de pessoas em situação de rua no local. Segundo reportagem publicada na Folha de São Paulo, em um primeiro momento foram posicionadas pedras grandes embaixo do viaduto. Depois, portões e grades foram adicionados para cercar as pedras. Moradores da região afirmaram que o local, ao proteger da chuva e vento, era habitado por cerca de 20 pessoas. As ações começaram após o início de um projeto de revitalização da região. Todavia, Nabil Bonduki, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na USP, alertou que “uma ação de ‘revitalização’ significa dar ‘vida’, o que não acontece quando se restringe acessos”.
Leia a reportagem na íntegra: https://agora.folha.uol.com.br/sao-paulo/2020/02/subprefeitura-na-zona-leste-de-sp-cerca-viaduto-para-afastar-moradores-de-rua.shtml?fbclid=IwAR0gKJTorpsyvfuVq0favxE3Sh0_bW0j1ImKm19KdgeQUaPQshtR4wHZvXM

Já no Piauí, foi sancionada a lei que implementa a Política Estadual para a População em Situação de Rua. A lei facilitará a articulação entre diferentes poderes e entidades envolvidas com trabalhos de assistência social para a População em Situação de Rua, assegurando acesso desta população às políticas públicas, serviços de saúde, educação e segurança. De acordo com o site PensarPiauí, uma estimativa do Conselho Estadual de Direitos Humanos calculou que o estado tem, atualmente, mais de 900 pessoas em situação de rua – número que contrasta com os atendimentos prestados a poprua os quais, somente na capital Teresina, ultrapassam os mil.
Acesse a notícia completa no link: https://pensarpiaui.com/noticia/piaui-cria-politica-estadual-para-populacao-em-situacao-de-rua.html

No que diz respeito a iniciativas que tentam encarar os problemas da População em Situação de Rua, o designer de moda holandês Bas Timmer criou uma jaqueta quente, à prova d’água e de vento para pessoas que estão em situação de rua. A jaqueta, que se chama Sheltersuit, também se transforma em um saco de dormir e vem com uma mochila que facilita seu transporte. Timmer começou a pensar na produção de roupas térmicas e eficientes para a PopRua após trabalhar como estagiário na indústria de moda em Copenhagen, Dinamarca. Lá, ele notou a presença de muitas pessoas em situação de rua. Desde sua criação, a fundação de Timmer já distribuiu 10.000 jaquetas na Europa. Neste ano, sua meta é distribuir 100.000 ao redor do mundo.
Para saber mais, acesse: https://mashable.com/article/fashion-designer-portable-shelter-homeless-people/?europe=true

Ficamos por aqui! Esperamos que vocês tenham aproveitado a leitura. Semana que vem estamos de volta. Até breve!