Se Liga na Rua! – SEMANA XV

Autoras: Urânia Flores e Daniela Linkevicius

Que tal dar uma pausa no seu dia para se informar sobre o que está acontecendo com a População em Situação de Rua? O Se Liga na Rua está aqui para te ajudar com isso!

Nossa intenção, como sempre lembramos, é destacar as principais notícias, do Brasil e do mundo, sobre a População em Situação de Rua. E na edição desta semana, vamos falar da resistência diária da poprua – mesmo frente a dificuldades.

Nesta quarta-feira (08/01), foi sepultado no Povoado Lagoa Bonita, Sergipe, o corpo de Carlos Roberto Vieira da Glória, sergipano em situação de rua que faleceu, aos 39 anos, após ter cerca de 70% do corpo queimado, enquanto dormia em uma rua na Zona Leste de São Paulo. Carlos, que trabalhava como catador de material reciclável, foi encharcado com gasolina e depois ateado fogo, ocasionando uma explosão. A partir de quinta-feira, 09/01, serão realizados em São Paulo, um Ato Memorial e uma Celebração em Memória de Carlos.
Saiba mais em: https://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2020/01/08/morador-de-rua-que-teve-corpo-queimado-enquanto-dormia-na-zona-leste-de-sp-e-sepultado-em-nossa-senhora-da-gloria.ghtml
*Para mais informações sobre os atos, veja os cartazes em anexo.

Já na capital de Roraima, Boa Vista, o número de venezuelanos vivendo em prédios abandonados já passa dos 3 mil. A Secretaria de Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes), divulgou que esses imigrantes ocupam 11 prédios públicos e privados da cidade, além de haver cerca de 6,2 mil venezuelanos vivendo em abrigos oficiais do estado, e 25,3 mil que foram descolados para outros estados do Brasil. O governo, porém, estuda a criação de um Comitê Estadual, que visa desocupar esses espaços ocupados – e, consequentemente, retirar os imigrantes.
Leia a notícia completa em: https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2020/01/08/passa-de-3-mil-o-numero-de-venezuelanos-vivendo-em-predios-abandonados-em-boa-vista.ghtml

Em meio a tudo isso, ressaltamos que o Projeto Saúde Pop Rua, do Núcleo de Estudos Estratégicos do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares e o Observatório da Juventude (NESTRA/CEAM), da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Ministério da Saúde, está com o Edital 05/2019 – Curso de Extensão “Educação Popular para População em Situação de Rua” aberto para inscrições. São 600 vagas para todos os níveis de escolaridade.
O Curso é ofertado pela Universidade de Brasília – UnB e a inscrição pode ser feita através do site do projeto: https://projetosaudepoprua.org/

Para mais, o Edital Resistência – Povos tradicionais, minorias sociais e direitos humanos etc., também está aberto até o dia 28 de fevereiro de 2020. O edital é promovido pelo Fundo Brasil, que apoiará grupos, coletivos e organizações da sociedade civil com iniciativas de enfrentamento aos retrocessos no campo dos direitos humanos. Para concorrer ao edital, as organizações, grupos ou coletivos proponentes de projetos devem ter receita anual de, no máximo, R$ 700 mil. Cada organização, grupo ou coletivo poderá apresentar apenas um projeto.
Saiba mais através do link: https://www.fundobrasil.org.br/fundo-brasil-vai-doar-ate-r-800-mil-para-impulsionar-defesa-de-direitos-pelo-pais/

Ficamos por aqui! Desejamos a todas e todos que aproveitem o resto da semana, mas que também continuem a seguir em frente com nossa luta diária! Até semana que vem!

ACESSE AQUI ACESSE AQUI