Se Liga na Rua! – SEMANA II – (10/10/19)

Queridos(as) alunos(as),

Nosso “Se Liga na Rua” desta semana destaca o trabalho realizado por e para mulheres, dentro de nossa temática de População e Situação de Rua e População Negra.

Uma universitária brasileira, Rafaella de Bona Gonçalves, conquistou uma das mais importantes premiações internacionais de design do mundo, com um projeto ligado à higiene da mulher em situação de rua. Preocupada com a pobreza menstrual, ela desenvolveu o absorvente íntimo “Maria”:

“Pobreza menstrual refere-se a falta de acesso a produtos sanitários devido a restrições financeiras. Maria é um absorvente que se adapta às condições das moradoras de rua, tendo a resiliência necessária para que seja viável nas adversidades enfrentadas, de forma que ele seja prático, eficiente e universal. Feito de fibra de banana, um material biodegradável que poderá ser descartado, Maria vem com o objetivo de ser distribuído pelo governo. O absorvente íntimo poderá ser personalizado em diversos tamanhos, dependendo da necessidade e do fluxo de cada mulher. Ter acesso a produtos sanitários deve ser um direito de todas e não um privilégio.”

Confira a notícia na íntegra em: https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2019/10/09/estudante-de-curitiba-desenvolve-projeto-de-absorvente-sustentavel-para-moradoras-de-rua-e-ganha-premio-internacional-de-design.ghtml

Além disso, também divulgamos uma interessante matéria publicada no começo deste ano, com indicações de obras de 30 autoras negras. Dentre as excelentes recomendações, há, por exemplo, o livro de Bianca Santana, “Quando me descobri negra”, o qual através de uma narrativa da experiência da própria autora, “consegue desvelar um processo contínuo de imposições sobre a negritude, de desconstrução de muros colocados à força que impedem um olhar positivo sobre si.”

Veja mais em: http://www.revistaogrito.com/30-livros-para-ler-mais-escritoras-negras-em-2019/

Essas notícias têm tudo a ver com nosso terceiro módulo, que está trabalhando a interseccionalidade. Corre lá para ver! Bom trabalho e até semana que vem!