EDITAL UnB/CEAM/NESTRA/OBSERVATÓRIO DA JUVENTUDE Nº02/2019 PARA SELECIONAR CADASTRO RESERVA DE MEDIADORES PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO, APERFEIÇOAMENTO E EXTENSÃO DO PROJETO DE CAPACITAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE ENVOLVIDOS COM A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA, COM FOCO NA POPULAÇÃO NEGRA – Saúde Pop Rua.

O Núcleo de Estudos Estratégicos do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares e o Observatório da Juventude (NESTRA/CEAM), da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Ministério da Saúde, torna pública a abertura do processo seletivo da equipe (cadastro reserva) de mediadores – cursos de especialização, aperfeiçoamento e extensão – para atuar no Projeto Saúde Pop Rua, na modalidade a distância, em âmbito do Distrito Federal.

  1. DAS VAGAS
    O presente edital visa a seleção de 70 (setenta) profissionais para formação de cadastro reserva, para atuarem como mediadores nos cursos de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão do Projeto Saúde Pop Rua. A convocação será consoante a demanda do projeto.
  2. INSCRIÇÕES
    2.1 Será admitida a inscrição somente via internet. A inscrição deverá ser efetuada por meio de link disponibilizado na página do CEAM: http://www.ceam.unb.br, no período de 09 a 14 de abril de 2019, observado o horário oficial de Brasília/DF. Sob hipótese alguma serão aceitas inscrições realizadas por quaisquer outros meios.
    2.2 Para o curso de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão serão recebidas exclusivamente 70 (setenta) inscrições, conforme a ordem de submissão. Ao totalizar 14 (quatorze) inscrições para os cursos de especialização e 56 (cinquenta e seis) para os cursos de aperfeiçoamento e extensão (o que ocorrer primeiro) o sistema será automaticamente bloqueado.
    2.3 No momento da inscrição o (a) candidato (a) deverá preencher o formulário eletrônico de inscrição e anexar, em campos específicos, os documentos exigidos em caráter obrigatório.
    2.4 Os dados informados no formulário de inscrição são de responsabilidade exclusiva do(a) candidato(a).
    2.5 Ao enviar os documentos para a inscrição, o (a) candidato(a) declara serem autênticos e verdadeiros, ciente das responsabilizações legais.
    2.6 Os documentos obrigatórios devem ser digitalizados.
    2.7 Serão aceitos, apenas, documentos no formato PDF com no máximo 10MB.
    2.9 O Projeto Saúde Pop Rua não se responsabiliza pelas inscrições via internet não recebidas por qualquer motivo.
    2.10 A inscrição só está assegurada após a sua homologação. A homologação das inscrições ocorrerá apenas nos casos em que a documentação entregue estiver de acordo com as regras do presente edital.
    2.11 A ausência ou irregularidade de qualquer dos documentos exigidos pelo presente edital pressupõe a desclassificação do candidato, gerando a não homologação da inscrição.
    2.12 O candidato que desejar interpor recurso em função da não homologação da inscrição e/ou do resultado preliminar deverá encaminhá-lo à Comissão Examinadora por meio do e-mail selecaopoprua@gmail.com, conforme cronograma definido no item 8 deste edital e modelo apresentado no Anexo I deste Edital.
  3. DAS DISPOSICÕES PRELIMINARES
    Cargo: Mediador.
    Vagas: 70 vagas.
    Natureza da Contratação: Formação de cadastro reserva para bolsa de extensão, conforme demanda do Projeto Saúde Pop Rua. Sem vínculo empregatício. Período de Contratação: Por módulo. Cada módulo tem duração de dois meses. Remuneração: R$1.200 (hum mil e duzentos reais), valor bruto por módulo.
  4. DOS REQUISITOS BÁSICOS
    4.1. Mediadores para os cursos de Especialização
    • Candidato com certificação mínima de mestrado, preferencialmente nas áreas de saúde, assistência social e educação;
    • Experiência em mediação/tutoria em educação a distância e em utilização de ambientes virtuais de aprendizagem;
    • Desejável ter conhecimento sobre a temática e/ou ter atuado em projetos vinculados à população em situação de rua e à população negra;
    • Comprovar vínculo com a UnB.
    4.2. Mediadores para os cursos de Aperfeiçoamento e Extensão
    • Candidato com certificação mínima de graduação, preferencialmente nas áreas de saúde, assistência social e educação;
    • Experiência em mediação/tutoria em educação a distância e em utilização de ambientes virtuais de aprendizagem;
    • Desejável ter conhecimento sobre a temática e /ou ter atuado em projetos vinculados à população em situação de rua e à população negra;
    • Comprovar vínculo com a UnB.
  5. PROCESSO SELETIVO
    Será atribuída pontuação para cada critério, selecionando, em ordem do maior para o menor, aqueles com maior pontuação total até o limite de vagas.
    5.1 Critérios de pontuação para o Curso de Especialização:
    • Mestrado nas áreas de saúde, assistência social e educação – 5 pontos
    • Mestrado nas demais áreas: 3 pontos
    • Experiência em mediação/tutoria em educação a distância e em utilização de ambientes virtuais de aprendizagem – 1 ponto
    • Conhecimento sobre a temática e /ou ter atuado em projetos vinculados à população em situação de rua e à população negra – 1 ponto.
    TOTAL MÁXIMO DE PONTOS: 10 PONTOS
    5.2 Critérios de pontuação para candidatos a mediadores para Cursos de Aperfeiçoamento e Extensão:
    • Graduação nas áreas de saúde, assistência social e educação – 5 pontos.
    • Graduação nas demais áreas – 3 pontos
    • Experiência em mediação/tutoria em educação a distância e em utilização de ambientes virtuais de aprendizagem – 1 ponto
    • Conhecimento sobre a temática e /ou ter atuado em projetos vinculados à população em situação de rua e à população negra – 1 ponto.
    TOTAL MÁXIMO DE PONTOS: 10 PONTOS
    Observação: Os selecionados comporão o cadastro reserva do Projeto Saúde Pop Rua, e serão convocados por ordem de pontuação, conforme necessidade do projeto. Esse cadastro reserva terá sua validade até 06/2020.
  6. DOS DOCUMENTOS PARA A INSCRIÇÃO
    6.1 Preenchimento dos dados completos constantes no cadastro de inscrições.
    6.2 Os documentos abaixo listados deverão ser, obrigatoriamente, carregados na página de inscrição de acordo com a seguinte ordem:
  • RG;
  • CPF;
  • Título de Eleitor, com Certidão Negativa emitida pelo site TSE, nos últimos 30 dias;
  • Certificação de Graduação e de no mínimo Mestrado, além de Comprovante de vínculo com a UnB (para os candidatos a mediadores do curso de especialização);
  • Certificação de no mínimo Graduação, além de Comprovante de vínculo com a UnB (para os candidatos a mediadores do curso de aperfeiçoamento e extensão);
  • Currículo Lattes.
    Os documentos deverão ser submetidos ao site em um único arquivo em formato PDF, seguindo a ordem acima, sob pena de eliminação da seleção.
  1. CLÁUSULA DE RESERVA
    A Coordenação do Projeto Saúde Pop Rua, se reserva o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital.
  2. DO CRONOGRAMA
    8.1 As datas listadas abaixo estão sujeitas a alteração, sendo de inteira responsabilidade do (a) candidato (a) acompanhar os eventos deste processo seletivo por meio do link disponibilizado na página do CEAM: http://www.ceam.unb.br.
    • Publicação do Edital: 09 de abril.
    • Início do período de inscrições: 09 de abril.
    • Prazo limite para as inscrições: 14 de abril, ou até completar 14 (quatorze) inscrições para os cursos de especialização e 56 (cinquenta e seis) para os cursos de aperfeiçoamento e extensão.
    • Homologação das inscrições: 15 de abril de 2019.
    • Resultado preliminar: 15 de abril 2019
    • Recursos: 16 e 17 de abril de 2019 (via internet).
    • Resultado final: 18 de abril.
    Importante: os selecionados terão uma reunião de trabalho no dia 22/04 das 13:30 às 15:30, em local a ser informado via e-mail. Presença obrigatória. O não comparecimento resultará em eliminação do candidato selecionado.